Fale conosco!
Postado em 12 de Dezembro de 2019 às 10h15

CUIDADOS COM OS PETS

Notícias (4)
ARTSHOW FOGOS & FESTAS Na maioria das vezes os cães e gatos ficam agitados com o barulho dos fogos de artificio ou dos trovões, não por terem a audição mais sensível que a do ser humano, mas sim pelo...

Na maioria das vezes os cães e gatos ficam agitados com o barulho dos fogos de artificio ou dos trovões, não por terem a audição mais sensível que a do ser humano, mas sim pelo medo do desconhecido e associarem os estouros a um ataque eminente. Prova disto, são os cães policiais que permanecem estáticos (por entenderem o que está acontecendo) mesmo quando ocorre próximo a eles a explosão de uma bomba de efeito moral.

ACOSTUMAR COM O BARULHO

Procure um vídeo no YouTube com fogos de artificio e gradualmente aumente o nível do volume certificando-se de que o animal esteja confortável. Você pode utilizar petiscos e carinho para recompesar o cão quando estiver calmo.

TRANSMITIR SEGURANÇA

Cães são peritos em linguagem corporal, portanto mantenha-se seguro e confortavél para transmitir a segurança que ele precisa. Acariciar, pegar no colo podem piorar o caso, e associar medo com carinho.

CAMUFLAR O SOM

Para amenizar os barulhos vindos de fora da casa, você pode ligar um ventilador, televisão ou rádio em um local fechado, mas que não tenha obstáculos que possam causar algum acidente.

NO CONFORTO DO LAR

Mantenha o animal dentro de casa, num local bem acomodado e assegure que tenha comida e água. Não prende-lô em coleiras, nem manter o portão de frente para a rua aberto. É recomendável colocar coleira de identificação.

CASOS EXTREMOS DE MEDO

Procure algum profissional que possa treinar seu animal ou um médico veterinário para prescrever algum tranquilizante. Alguns cães que possuem medo extremo  tem a região traseira mais sensível, assim ao amarrar uma faixa no seu cão, irá estimular a circulação, o que reduz a ansiedade do animal.

Fonte: Cartilha de Segurança do Consumidor de Fogos de Artifico.
Autor: Eng. José Expedito do Amaral Júnior

Veja também

Festas juninas: saiba quais são as regras para uso de fogos de artifício31/07/18 Acidentes com fogos de artifício triplicam no mês de junho devido às brincadeiras com fogueiras e fogos armazenados ou manuseados de forma equivocada ou irresponsável Junho é o mês em que festas tomam o Brasil para homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Com origem na Europa, os festejos juninos e a culinária foram incorporados......
DICAS E CUIDADOS23/12/19 COMPRA SEGURA Compre somente fogos de artificio em locais legalizados e fabricados por empresas idônias. Se o produto estiver fora da embalagem e/ou não possuir os dados completos do fabricante, não compre! Isto é um claro sinal......
Cuidados com fogos de artifício para não estragar sua festa29/07/18 Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança: • Não compre fogos de artifícios clandestinos, na maioria das vezes não são testados. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e......

Voltar para Blog